Harmonização Facial

Dra. Cláudia Starling utiliza a proporção divina no planejamento facial e dentário dos seus casos clínicos, por meio do compasso dourado que o Dr. Robert Murray Ricketts a presenteou no congresso da AAO (Associação Americana de Ortodontia) o que a incentivou a usá-lo na defesa de sua Tese de mestrado em 2001, sob título ” Fatores Para Obtenção da Estética Facial na Ortodontia”.

Na contemporaneidade a harmonização facial é o procedimento que mais ganha espaço no Brasil, com inúmeras adesões pois além de ser menos invasivo não tem restrições quanto a idade e sexo.

A Ortodontia está intrinsecamente ligada à harmonia facial, a correção da postura dos dentes reflete diretamente na postura labial e facial. Assim a Dra. Cláudia Starling, pioneira no sistema Invisaling no Brasil, credenciada no ano de 2000 na Pensilvânia, Filadélfia é a primeira doutora na capital mineira a adquirir a Ortodontia Digital iTero 5D, scanner mais avançado do mundo, desenvolvido e fabricado pela Invisaling que além de conseguir mostrar para o paciente como ficará a postura de seus dentes e sua face antes mesmo de iniciar o tratamento, visualiza cáries nos elementos dentais dos mesmos.

Além disso outro instrumento que tem por finalidade ser coadjuvante no restabelecimento da harmonização facial utilizado pela Dra. Cláudia Starling é o “compasso dourado da proporção divina” criado pelo Dr. RICKETS nos Estados Unidos, que analisa minuciosamente a morfologia dos dentes do esqueleto, e dos tecidos moles da face. Este compasso é baseado na “seção dourada” tambem chamada “proporção divina”. A proporção divina é conhecida no mínimo desde o tempo dos egípcios e era popular na arte e arquitetura dos gregos. É uma proporção de 1,000 para 1,618. Esta “seção dourada” parece ter algumas propriedades únicas maravilhosas. É uma qualidade que por alguma razão, atrai a atenção e é registrada no sistema límbico como beleza, harmonia e equilíbrio. Esta proporção geométrica pode ser identificada de modo geral em tudo que se remete a vida, tanto na biologia, natureza, como nas criações do homem. O cartão de crédito é um exemplo desta proporção idealizada pelo homem, que devido ao seu formato, enquadrado nesta proporção, agrada aos olhos e estimula o uso.

E conclui dizendo que “A Boca é a porta de entrada da nossa verdadeira casa, nosso corpo onde habita a Alma e assim sendo, ela merece estar em total sintonia e harmonia com a nossa Face”.

Dra. Cláudia Starling é PhD em Odontologia, área de concentração Ortodontia. Pioneira no Sistema Invisalign no Brasil, Pensilvânia – EUA.